LEIA, MONTE E DESCUBRA!

Olá, sejam bem-vindos ao universo de “TUDO EM TANGRAM” da B3 

Ferramenta destinada aos alunos do Ensino Fundamental 1

O que é o Tangram?

O Tangram é um quebra-cabeças chinês formado por 7 peças. Essas peças são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Com o Tangram é possível montar mais de 5000 figuras. Este quebra-cabeças tem por objectivo a construção de figuras em que sejam utilizadas as suas peças, sempre justapostas (encostadas por lados ou vértices), mas não sobrepostas. Utilizando todas as suas peças podemos construir uma grande variedade de figuras: animais, pessoas, casas, letras, números, formas geométricas e figuras abstratas.

O Tangram como ferramenta educacional interdisciplinar hoje.

– Uma divertida ferramenta que facilita a compreensão da Geometria e suas formas geométricas.

– Estimulam a criatividade e o raciocínio lógico, fundamentais para o estudo da Matemática e da Ciência.

A B3 inova com possibilidades interdisciplinares que vão além da aplicação do Tangram nas disciplinas de Geometria, Matemática e Ciências.

A Ferramenta Educacional “TUDO EM TANGRAM” da B3, como o próprio nome diz, faz com que os alunos descubram um novo universo de conhecimentos através do Tangram.

O Kit “TUDO EM TANGRAM”, contém um estojo com um tabuleiro de encaixe para as peças do tangram e o primeiro livro da Coleção, “A FAZENDA TANGRAM”.

Nessa coleção, abordaremos temas como: NA FAZENDA, NA VILA, OS ESPORTES, NA FLORESTA, A EVOLUÇÃO DOS MEIOS TRANSPORTES… temas que fazem parte das disciplinas de Geografia, Biologia, História… e do nosso cotidiano, trazendo uma rica experiência tanto para professores como para alunos, na forma de ensinar e aprender. Como?

Através da poesia abordando diversos temas (de disciplinas) no formato de adivinhas e ilustrações em tangram das figuras (com texturas que as remetem ao seu universo real) e da montagem do tangram no tabuleiro,

Enfim, o grande objetivo do “jogo” é estimular o aluno a descobrir através das adivinhas qual é a figura e, acertando a montagem do tangram no tabuleiro, ver surgir uma animação em 3D (através da Realidade Aumentada) diante dos seus olhos, com efeitos sonoros incríveis. E este personagem (figura) irá interagircom os alunos e os estimular a descobrir qual será o protagonista da próxima adivinha.

Utilizando o livro “NA FAZENDA” por exemplo, o aluno terá de descobrir quais são os animais que vivem em uma fazenda. Uma experimentação lúdica, criativa, sensorial e de muito raciocínio lógico.

O Gran Finale!

No final de cada livro da coleção um novo desafio. No Volume 1, você encontrará “A Sinfonia dos Animais”. Através de fichas com os sons de cada bicho, associado a uma melodia musical. Os alunos, além de terem que descobrir qual animal emite aquele determinado som, outros alunos com suas fichas (cad um com sua ficha), irão somar os sons dos animais, tudo ao mesmo tempo, e descobrirão uma música incrível.

Tudo isso através das ferramentas analógicas em total sintonia com as digitais, tornando-o a possibilidade de atividades em grupo muito mais produtivas e interessantes, destacando-se sempre o total direcionamento do professor, peça fundamental na elaboração das ferramentas educacionais da B3.